SEGA

A Sega (Service Games) Corporation 株式会社セガ (em japonês: Kabushiki-kaisha Sega, 株式会社セガ?) é uma empresa desenvolvedora de software e hardware para video games, e uma antiga produtora de consoles. A companhia tem tido sucesso tanto no mercado de arcades quanto no de consoles caseiros, apesar de estar fora desse último setor desde 2001.

A sede oficial da SEGA, bem como a sede de sua divisão doméstica, Sega do Japão, ficam em Tóquio, Japão. A divisão norte-americana da SEGA, Sega da América, tem sua sede em San Francisco, Califórnia, Estados Unidos. Já a divisão européia tem sede na área de Chiswick, em Londres, Inglaterra.

História

Sega Mark III

A Sega foi originalmente fundada em 1940 na cidade de Honolulu, Havaí como Standard Games, por Martin Bromely, Irving Bromberg e James Humpert, para fornecer divertimentos pagos ao pessoal das bases militares americanas. Bromely sugeriu a mudança para Tóquio em 1951, e a “Service Games do Japão” (SeGa) foi registrada em Maio de 1952.

Em 1954, o empresário americano David Rosen se estabeleceu no Japão com a companhia Rosen Enterprises, com a finalidade de exportar obras de arte. Quando a companhia importou cabines de fotografia instantânea, esbarrou num sucesso de vendas: as cabines se tornaram extremamente populares no Japão. Os negócios estavam crescendo, e a Rosen Enterprises se expandiu com a importação de jogos eletro-mecânicos.

A Rosen Enterprises e a Sega se fundiram em 1965 para se tornar a Sega Enterprises. Em um ano, a nova companhia lançou um jogo simulador de submarinos chamado “Periscópio” que alcançou sucesso estrondoso no mundo inteiro.

Sega Master System

Em 1969, a Gulf & Western Industries comprou a Sega, e Rosen foi mantido como CEO. A Sega continuou a crescer e prosperar. Nos arcades, a Sega tornou-se conhecida pela criação de Frogger e Zaxxon, e foi necessária sua divisão entre Sega da América e do Japão devido à imensa carga de trabalho. Em 1982, o lucro das duas divisões juntas foi de US$ 214.000.000,00.

Então aconteceu o crash dos video games de 1983. Perdendo dinheiro, a Gulf & Western vendeu a divisão americana da Sega para a Bally Manufacturing Corporation. A Sega do Japão foi comprada por 38 milhões de dólares por um grupo de investidores liderados por Rosen e Hayao Nakayama, um empresário japonês que havia sido dono de uma das empresas compradas por Rosen. Nakayama se tornou o novo CEO da Sega, e Rosen assumiu a direção de sua subsidiária nos Estados Unidos. Em 1984, o conglomerado japonês CSK comprou a Sega, e a renomeou para Sega Enterprises Ltd., com sede no Japão, e dois anos depois, suas ações estavam sendo negociadas na Bolsa de Valores de Tóquio.

Sega Mega Drive

Em 1986, a Sega lançou o primeiro Alex Kidd. Ele foi o mascote da empresa até 1991, quando seria substituído por Sonic. O personagem (um ouriço veloz) é um dos maiores sucessos da empresa, tornando-se um clássico até nos dia atuais. Ainda em 1991, investindo no sucesso dos arcades, lançou Time Travelers, jogo inspirado em velho oeste com atores reais. As imagens eram reproduzidas por uma tela e refletidas por um espelho curvo sobre a área de jogo, criando a falsa impressão de holograma. A tecnologia era cara e a jogabilidade tinha problemas, e não houve mais investimentos nessa linha.

Em meados de 2004, a Sammy assumiu o controle majoritário da Sega sob um custo de 1.1 bilhão de dólares, criando a nova companhia denominada Sega Sammy Holdings, agora uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo.

Consoles

Sega Game Gear

Sega Saturn

Sega Dreamcast

A Sega se tornaria famosa por desenvolver um grande número de consolas:

  • Sega SG-1000 O primeiro console da Sega
  • Sega SC-3000, um computador baseado no SG-1000.
  • Sega Master System/Sega Mark III
  • Sega Master System II e Master System III – Versões mais baratas e menos populares, sucessoras ao Master System. O Master System III só foi lançado no Brasil.
  • Sega Mega Drive – O mais bem-sucedido console da Sega. Conhecido nos Estados Unidos por Sega Genesis.
  • Sega Game Gear – Portátil, possuía jogos exclusivos bem como um adaptador para jogos do Master System.
  • Sega CD/Mega-CD – Periférico de CD-ROM para o Mega Drive. O alto custo provocou baixas vendas no mundo inteiro.
  • Sega 32X/Sega Genesis 32X/Sega Super 32X – Upgrade para o Genesis, também de alto custo, foi ofuscado pelo lançamento dos consoles de 32-bits.
  • Sega Neptune – Híbrido do Mega Drive com o 32X, nunca passou dos protótipos.
  • Sega Mega Jet – Mega Drive portátil lançado para uso nas aeronaves da Japan Airlines e posteriormente vendido ao consumidor final.
  • Sega Pico – Um computador educacional.
  • Sega Nomad – Mega Drive portátil, lançado apenas nos Estados Unidos.
  • Sega Saturn – Console de 32 bits que fez muito sucesso no Japão, onde foi mais popular que o Mega Drive. No Resto do mundo não obteve o mesmo sucesso devido a dificuldade de se programar jogos.
  • Sega Dreamcast – O ultimo console lançado pela SEGA que foi descontinuado em março de 2001, video game de 6ª geração, vendendo até 10,6 milhões de unidades
  • Sega Mega Drive Handheld- Quando pensava-se que a SEGA Mega Drive tinha desaparecido e depois do falhanço total da Sega Game Gear, a Sega juntou as e criou a Sega Mega Drive Handheld
  • Nova Sega Mega Drive ou Blaze Sega Mega Drive – Para os fãs da Sega Mega Drive a sega criou a nova Sega Mega Drive esta já vem com 15 jogos incluidos.

Brinquedos eletrônicos

Uma divisão da SEGA, a SEGA Toys também produz interessantes brinquedos eletrônicos, entre eles um que reconhece o choro de um bebê e informa a característica dos mesmos: fome, sono, desconforto… A SEGA Toys também fabrica Videokês que são vendidos no Brasil pela Tec Toy. A mais nova sensação da SEGA Toys no Japão é o iDog um cachorrinho robô.

Estrutura interna

Internamente, a companhia é composta de vários grupos de pesquisa e desenvolvimento, originalmente chamados de AM1, AM2, AM3, etc. Agora eles têm nomes mais memorizáveis:

  • AM1 tornou-se Wow Entertainment, conhecido pela série The House of the Dead
  • AM2, conhecido pela série Virtua Fighter.
  • AM3 tornou-se Hitmaker
  • AM4 tornou-se Amusement Vision – Conhecida por Super Monkey Ball
  • AM5 tornou-se Sega Rosso
  • AM6 tornou-se Smilebit (Jet Set Radio, Panzer Dragoon)
  • AM7 tornou-se Overworks – Criadora de Skies of Arcadia
  • AM8 tornou-se Sonic Team em 1991, ano da produção do primeiro Sonic
  • AM9 tornou-se United Game Artists
  • Digital Media tornou-se Wave Master

Havia um senso saudável de competição entre esses grupos, o que colaborou para o desenvolvimento de vários dos mais memoráveis e inovadores games. Em 2003, o United Game Artists fundiu-se com o Sonic Team.

A Sammy fundiu esse times em três em Julho de 2004 (exceto pelo Sonic Team e o Sega-AM2). Em Outubro de 2008, a Sega anunciou p Tocador de mídia portátil Sega Vision.[1]

  • Global Entertainment Software R&D, liderado por Yuji Naka. Centrada em jogos para consoles. Subdividido em:
    • Dept. #1, liderado por Akinori Nishiyama
    • Dept. #2, liderado por Akira Nishino
    • Dept. #3, liderado por Yuji Naka
    • Mobile Content R&D Dept, liderado por Kazunari Tsukamoto
    • Sega Studio U.S.A. R&D, liderado por Takashi Iizuka
    • Sega Studio China R&D, liderado por Makoto Uchida
  • New Entertainment R&D, centrado em arcades e alguns consoles.
    • Dept. #1, liderado por Toshihiro Nagoshi
    • Dept. #2, liderado por Yu Suzuki
  • Amusement Software R&D, liderado por Hiroshi Kataoka. Centrado em games para arcades e máquinas de entretenimento. Subdividido em:
    • Dept. #1, liderado por Atsushi Seimiya
    • Dept. #2, liderado por Hiroshi Kataoka
    • Dept. #3, liderado por Mie Kumagai
    • Racing Games R&D Dept., liderado por Kenji Arai
    • Sports Design R&D Dept., liderado por Takayuki Kawagoe
    • Family Entertainment, liderado por Hiroshi Uemura

Casos jurídicos

A Sega perdeu o caso Sega v. Accolade, que envolvia um software independente produzido para o Genesis que copiava um pouco do código da Sega. O caso em questão procede da natureza do mercado de games.

A maioria das companhias de hardware vende seus sistemas a preço de custo, ou abaixo, e esperam obter retorno por outros meios (nesse caso o licenciamento de jogos). A Sega esperava impedir outras companhias de produzir jogos para o Genesis sem que elas antes pagassem uma taxa à Sega. A estratégia era fazer o hardware rejeitar qualquer cartucho que não contivesse uma marca registrada da Sega. Se uma empresa não-licenciada colocasse essa marca em seu jogo (o que era necessário para fazer o cartucho funcionar), a Sega poderia processá-las por quebra de copyright. Apesar da Sega ter perdido esse processo, o Dreamcast parece usar do mesmo sistema.

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